O Caminho

O Caminho

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Um Verdadeiro Avivamento

Temos falado muito em avivamento nesses últimos tempos, mas o que seria um avivamento genuíno, ou seja, verdadeiro e quais seriam as marcas de um avivamento verdadeiro?
Um avivamento genuíno é aquele que começa dentro de cada um de nós trazendo uma mudança, um arrependimento de forma verdadeiro (Romanos 12:2). Quando começamos a mudar as nossas atitudes passamos a viver um verdadeiro avivamento.
Muitos acreditam que um verdadeiro avivamento é marcado pela manifestação de sinais e prodígios, por cultos movimentados. Devemos lembrar que sinais e prodígios podem ser feito pelo diabo (Mateus 24:24; II Tessalonicenses 2:9). Essas não são marcas de um genuíno avivamento, essas manifestações virão com o avivamento, elas em si mesmas não constituem o avivamento, elas fazem parte do avivamento, são resultados. Então qual seriam as marcas de um avivamento verdadeiro, o que caracteriza um verdadeiro avivamento e o que não?
Pode-se dizer certamente que, o barulho e o emocionalíssimo (I Coríntios 13:1) não podem ser vistos como características. Podemos identificar seis (06) atitudes que marcam e que caracterizam um verdadeiro avivamento, as quais são:

1ª- Perseverança na prática da Palavra de Deus (Tiago 1:22-25): Todo avivamento autêntico está centrado em Cristo e na prática da sua Palavra. A Palavra de Deus precisar ser praticada e não somente lida.
2ª- Perseverança na comunhão (Atos 2:42, 46): Uma igreja avivada pelo Espírito Santo vive como um corpo bem ajustado. Viver em comunhão impedirá o surgimento de discórdias e coisas desse tipo.
3ª- Perseverança na oração (Atos 1:14): Sem oração não há avivamento, pois é a comunhão com Deus que desencadeia todo o processo de renovação espiritual.
4ª- Dedicação a missões (Atos 4:31): Não existe avivamento verdadeiro se a igreja não está fazendo missões, é um dever nosso anunciar a Palavra de Deus.
5ª- Ação social (Atos 6:1-2; 9:36): É interessante observar que todos os avivamentos trouxeram consigo a ação social. A escola bíblica dominical surgiu visando a regeneração dos criminosos que na grande maioria eram crianças analfabetas.
6ª- O amor ao próximo (Gálatas 5:14): A intensidade com a qual amamos as pessoas é a maior e mais poderosa marca que caracteriza um avivamento genuíno. Todas as outras cinco (05) atitudes irão depender do quando amamos, pois se não forem praticadas tendo como fundamento o amor não irão adiantar de coisa alguma será apenas esforço humano buscando recompensas (I Coríntios 13:1-7).
Portanto, um verdadeiro avivamento é manifestado quando deixamos o amor de Deus que foi derramado em nosso coração (Romanos 5:5) fluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário